O autor tem por premissa desvendar como os hábitos são formados nas pessoas e como eles acabam influenciando positiva e negativamente em nossas vidas. Iremos descobrir por que fazermos o que fazemos tanto na vida quanto nos negócios e entender isso pode ser um fator determinante se você quiser um dia mudar um hábito.
Continuando no resumo do livro O Poder do Hábito você também é apresentado às maneiras de como a psicologia e a neurociência encaram os hábitos e os poderes transformadores neles contido.
Além disso, o autor traz cerca de uma dezena de histórias para exemplificar a formação dos hábitos. Entre essas histórias estão: a introdução do hábito de escovar os dentes nos americanos, publicitários da Procter & Gamble que estavam desesperados para emplacar um produto que não vendia, um diretor de um hospital conhecido por inúmeros erros médicos que precisa mudar esse paradigma e do próprio autor que está engordando por comer muitos donuts no meio da tarde e não entende o que o leva a essa compulsão – todas essas histórias terminam bem sucedidas após os envolvidos entenderem os hábito e os manipulares para seus objetivos específicos.